Seguimos de carro pela Ruta 40 e percorremos cerca 3h até chegar em El Chaltén. A paisagem da estrada é deslumbrante e vale a pena parar em alguns pontos para tirar fotos.
O trecho entre as cidades pode ser feito por ônibus regular diario que sai no fim da tarde de El Calafate e gasta cerca de 3hs. Optamos por alugar um carro na locadora AVIS para ter mais liberdade nas paradas. A reserva pode ser feita no Brasil e o pagamento quando se pega o carro ao chegar na cidade.
El Chaltén foi fundada em 1985 após um impasse geopolítico entre Chile e Argentina pelo poder da região do lago do deserto. A pequena cidade que no inverno tem 500 habitantes é um dos principais destinos para montanhistas e amantes da natureza de todo o mundo. Eleita a capital do trekking da Argentina, atrai os turistas pelas magníficas montanhas, lagos e glaciares.
Chegando em El Chaltén, debaixo de chuva e neblina, não conseguimos ver o que a cidade tinha de mais exuberante: Cerro Fitz Roy. Fazendo uma comparação bem simples, acho que o Fitz Roy está para El Chaltén assim como o Pão de Açucar está para o Rio de Janeiro. A diferença é que para chegar bem perto dele exige um pouco mais de sacrificio e suor.
Nos hospedamos no Hostel Thiamalu, também indicado no hostelbookers. Um hostel familiar onde a sra Alessandra encanta o cliente com sua simpatia e simplicidade. O quarto que ficamos tinha banheiro individual e cama de casal. Apesar de nada luxoso, era o suficiente para o que precisávamos, além disso, está localizado numa area mais reservada e mais tranquila da cidade. O café da manhã também modesto mas bem gostoso. Nos dias que saímos cedo antes de ser servido na área coletiva, nossa anfitriã nos levava tudo pronto no dia anterior.O hostel oferece internet wifii que não funciona muito bem, mas isso é característico na cidade. A melhor opção é ir a um locutório para fazer ligações e usar internet a cabo.
O primeiro passeio da cidade foi até o Mirador de los Condores, um trekking bem leve e se não estivesse com o tempo todo fechado teríamos visto umas das paisagens mais lindas da cidade. De qualquer forma, valeu a caminhada para nos adaptarmos ao clima.
![]() |
Sentindo pela primeira vez o forte vento de El Chaltén |
![]() |
Sinistro! rs |
Depois da caminhada, passamos pelo centro de visitantes que mostra um pouco da história, do movimento turístico da cidade e da patagônia argentina.
![]() |
Centro de visitantes |
O segundo passeio do dia, foi até a cachoeira Chorillo del Salto, que fica a 5km do centro.
![]() |
Chorillo del Salto |
No fim da tarde, quando o tempo começou a abrir, fomos até a praça central observar as primeiras aparições do Fitz Roy. Todos param para reverenciar a Smoke Mountain.
![]() |
Primeira aparição do Fitz Roy |
Onde Ficar?
Hostel Thiamalu
www.thiamalu.com.ar
O que fazer?
Mirador de los Condores e Chorrillo del Salto
Trilha auto guiada - sem custos
http://www.elchalten.com/esp/actividades/miradorcondores.php