20 de julho de 2013

Patagônia - Ushuaia - Cerro Martial e Museus - Dia 14

Em nosso último dia de Ushuaia bem como na Patagônia, fizemos o passeio ao Cerro Martial.

Durante o inverno, Ushuaia abriga uma das mais novas e famosas estações de esqui da América do Sul, no Cerro Castor. Por estarmos no verão, optamos por conhecer outro cerro ja que neste, não teríamos muitos atrativos. Seguimos então para o Cerro Martial. Do centro da cidade até a entrada do cerro, gastamos menos de vinte minutos de taxi.  Além das belas paisagens e do trajeto sinuoso, desfrutamos das historias da cidade contadas pelo nosso simpático taxista.

Apetrexos e histórias do taxista que nos levou ao cerro

Chegando na entrada do Cerro, toma-se um teleférico que leva ao início da trilha e que custa cerca de R$ 40,00. Esse percurso também pode ser feito a pé sem qualquer custo, porém, optamos por ele para economizar pernas e principalmente tempo.

Na medida que subimos, a bela paisagem vai surgindo aos olhos e a temperatura cai. Podemos até mesmo perceber alguns pequenos flocos de neve trazidos pelo vento.

O início da trilha de cerca de 1500m é bem sinuoso e com muitos pedregulhos. A dificuldade se dá pela inclinição e aqui recomendo muito o uso daqueles bastões para trekking. Nossos joelhos agradeceriam se nós tivéssemos ido preparados com o equipamento.

Início da subida no teleférico

"Frio pra caraca"

=D

Subida curta mas muito ingreme

Trajeto pode ser visto no rastro claro formado no meio da foto

A subida parecia interminável mas o caminho é muito bem demarcado. Porém, depois da parte mais plana da trilha,  inicia-se uma semi escalada entre as pedras. Para quem não tem muita prática ( como era o nosso caso) fica ainda mais difícil e perigoso. Mesmo assim preferimos continuar subindo. De longe, víamos várias pessoas em outros pontos e ficávamos nos perguntando como elas haviam chegado lá. Muitas vezes parávamos para observar as pedras e ver se dava para continuar.

De repente, quando menos esperávamos, começou a nevar. A primeira vez que se vê neve caindo do céu é inesquecível.

E depois de 14 dias de Patagônia...

...finalmente vemos a neve de verão! =)

Paisagem surreal

Avistamos algumas pessoas e tentamos descobrir o caminho

Subindo um pouco mais chegamos no ponto mais baixo do Glaciar Martial. Havia gelo bem denso nesse ponto onde nos aventuramos a brincar de escorregador. Sem roupas adequadas ( estava de calça jeans)  ganhei uma bela queimadura nas pernas...

Parque de diversões pra quem cresceu em um país tropical

"Não faça isso em casa, risco de sérias queimaduras" rs

hehe

Boneco de neve "profissa"

Depois da descontração com a neve e muitas fotos, descemos o morro e voltamos para o hostel para trocar de roupas pois elas estavam todas molhadas. Pedi ajuda a dona do hostel para que ela visse as minhas queimaduras. Ela orientou bálsamo e isso me ajudou nos próximos dias.

Vista do topo do cerro, abaixo avistamos o aeroporto de Ushuaia e o Canal de Beagle

Fomos direto ao Museu do Fim do Mundo. Paga-se $50 para entrar. É nesse museu que você leva seu passaporte e ganha um carimbo. O museu conta um pouco da história de Ushuaia e sobre o canal de Beagle, inclusive sobre a expedição do Fitz Roy e Darwin. Além disso, existe um mostruário de aves das mais diversas espécies empalhadas.

Museu do Fim do Mundo

Um dos principais pontos turísticos de Ushuaia é o Museu Maritmo, um conglomerado de museus interligados um ao outro.  O mais visitado pelos turistas é o Museu do Presídio, que ocupa instalações de um antigo presídio desativado em 1947. É formado por um prédio com várias alas construído a partir de 1902 e ampliado diversas vezes. Recebeu prisioneiros de todo o país e exerceu decisiva influência no processo de povoamento e expansão da cidade, tornando-se  hoje um Monumento Nacional.

Museu Marítimo

Detalhes de Ushuaia

Museu do Presídio

E seus distintos pavilhões

Nossa jornada do dia termina com uma bela pizza caseira em um pub da cidade.

Voltamos ao hostel para arrumarmos as malas. Nosso passeio a Patagônia terminaria aqui. No dia seguinte, rumo a capital Buenos Aires.